RSS é uma sigla que significa Really Simple Syndication ou Rich Site Summary. Trata-se de um formato de distribuição de conteúdo que permite aos usuários se inscreverem em sites e blogs e receberem atualizações automáticas por meio de um leitor de RSS.
Uma das vantagens do RSS é que ele pode ser usado para obter backlinks, ou seja, links que apontam para o seu site a partir de outros domínios. Os backlinks são importantes para o SEO (Search Engine Optimization), pois indicam ao Google e outros mecanismos de busca que o seu site é relevante, confiável e autoritário sobre um determinado assunto.
Mas como usar o RSS para obter backlinks? Existem algumas estratégias que você pode seguir para aproveitar esse recurso e melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. Veja a seguir:
- Crie um feed RSS do seu site ou blog. Você pode usar ferramentas gratuitas como o FeedBurner ou o Feedity para gerar um arquivo XML com os seus conteúdos mais recentes. Depois, basta inserir um ícone ou um link no seu site para que os visitantes possam se inscrever no seu feed.
- Divulgue o seu feed RSS em diretórios especializados. Existem vários sites que reúnem feeds RSS de diferentes categorias e nichos, como o Feedspot, o Feedly e o Alltop. Ao cadastrar o seu feed nesses diretórios, você aumenta a sua visibilidade e ganha backlinks desses domínios.
- Ofereça o seu feed RSS para sites agregadores de conteúdo. Esses são sites que publicam automaticamente artigos de outros sites relacionados a um tema específico, como o Digg, o Reddit e o Medium. Ao enviar o seu feed RSS para esses sites, você pode conseguir backlinks sempre que eles publicarem algum dos seus conteúdos.
- Crie conteúdos exclusivos para os assinantes do seu feed RSS. Uma forma de incentivar as pessoas a se inscreverem no seu feed é oferecer conteúdos que só podem ser acessados por meio dele, como ebooks, webinars ou podcasts. Assim, você cria um relacionamento com os seus leitores e aumenta as chances de eles compartilharem os seus conteúdos com outras pessoas.
- Faça parcerias com outros sites ou blogs do seu nicho. Você pode propor uma troca de feeds RSS com outros produtores de conteúdo que tenham uma audiência semelhante à sua. Dessa forma, você pode divulgar os seus conteúdos no site do parceiro e vice-versa, gerando backlinks mútuos.
- Use ferramentas automatizadas para criar backlinks a partir do seu feed RSS. Existem algumas ferramentas online que permitem transformar os seus feeds RSS em páginas HTML com links para o seu site, como o Feed2JS e o FeedDigest. Essas páginas podem ser hospedadas em plataformas gratuitas como Blogger ou WordPress.com e servir como fontes adicionais de backlinks.
- Monitore os resultados das suas estratégias de RSS marketing. Para saber se as suas ações estão gerando os resultados esperados em termos de tráfego orgânico e ranqueamento nos mecanismos de busca, é importante acompanhar as métricas do seu site e dos seus feeds RSS. Você pode usar ferramentas como Google Analytics, Semrush ou Ahrefs para analisar dados como número de visitantes, origem do tráfego, taxa de rejeição, tempo médio na página etc.
Essas são algumas das formas mais eficazes de usar o RSS para obter backlinks e melhorar a sua presença online.
Pingback: Cinco Sites Web 2.0 que Ainda Geram Bons Backlinks